Otimizando fluxograma de processo

fluxograma de processo

Processos são fundamentais para toda a organização, pois garantem maior produtividade, padrão e escalabilidade na realização das atividades. Para entendê-los e contextualizá-los em uma cadeia produtiva, o fluxograma de processo representa, de maneira gráfica, quais são as etapas de cada atividade de uma entrega.

Aqui no Documentos Jurídicos, nós já explicamos como criar um fluxograma de processo. Agora, focaremos em como otimizá-lo!

A importância de otimizar o fluxograma de processo

A tendência de um fluxograma é que ele seja o mais explicativo e detalhado possível, justamente para compreender as etapas mais fundamentais da cadeia de processos. Porém, isso pode gerar problemas e gargalos.

Na intenção de ser o mais completo, em alguns casos, um fluxograma de processo pode trazer mais burocracias e gerar maior morosidade na execução do processo, além de consequentes atrasos. Por isso, é tão importante otimizar o máximo possível o fluxograma de processo.

3 dicas para otimizar fluxograma

Confira agora, 3 dicas do Documentos Jurídicos para melhorar o seu fluxograma de processo.

Utilize os ícones de fluxograma

Os ícones são fundamentais para a representação gráfica do fluxograma de processo. Com eles, é possível compreender as mais diversas etapas do processo com rapidez e simplicidade, orientando o fluxo de maneira ainda mais completa.

Atente-se às funções de cada ícone para transmitir a mensagem correta. Confira como funciona um fluxograma de processo aqui no DJ!

Elimine os gargalos operacionais

Uma cadeia operacional, muitas vezes, contém uma série de gargalos no processo, atrasando e dificultando sua execução. A criação de um fluxograma permite identificá-los facilmente.

Eliminar esses gargalos permite uma entrega mais rápida e menos burocrática, além de potencializar a entrega do time com um todo.

Tecnologia

Em diversas escalas e áreas, a tecnologia é uma grande aliada da produtividade. E para o fluxograma de processo não é diferente.

Alguns softwares irão ajudar na criação do fluxograma e também na otimização dos processos do seu negócio.

Quer mais dicas sobre como gerir melhor o seu negócio e aumentar sua produtividade? Assine a Newsletter do Documentos Jurídicos para receber todas as nossas novidades!

Compartilhe!

You Might Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *